O Alce pertence família Cervidae, sendo a maior espécie dessa família, vivendo em lugares frios, sendo nativos da Europa, Ásia e na América do Norte, são bastante conhecidos por conta de seus chifres, que podem chegar a pesar 35 kg.
Características
Os alces machos possuem chifres grandes que podem pesar cerca de 35 kg, usando-os para defesa e para competições pela fêmea, os alces conseguem chegar até 2 metros de altura em comprimento eles podem atingir até 3 metros. Podem pesar até 600 kg os machos, já as fêmeas podem atingir 400 kg, os alces correndo podem chegar a 56 km/h.
Esse animal possui um corpo robusto, tendo um pescoço grosso e curto, com uma cabeça grande e com um focinho longo, tendo pernas compridas e finas e cauda curta. Os alces têm uma aba de pele debaixo de seu pescoço, chamado de sino.
Os alces são mais ativos ao nascer e ao pôr do sol, sendo um animal solitário, são os menos sociais no grupo dos cervídeos. Sua gestação pode demorar cerca de 230 dias, geralmente nascendo só um filhote, tendo 16 kg um filhote ao nascer.
Coloração
A pelagem do alce no verão é marrom-clara ou castanha, já no inverno sua pelagem é mais escura e grossa, os alces juvenis possuem uma pelagem mais clara e macia do que os alces adultos. O alce possui uma pelagem grossa e densa para protegê-lo do frio e da umidade.
Habitat
São nativos da Europa, Ásia e da América do Norte, vivem em lugares frios, vivendo em florestas densas de coníferas, como pinheiros ou abetos, em terrenos rochosos e montanhosos com invernos rigorosos.
Alimentação
Os alces são animais herbívoros alimentando-se de frutas, vegetais, gramíneas, ervas, caules, galhos, brotos e plantas aquáticas. O alce em sua fase adulta pode consumir 9 770 kcal por dia.
Você pode gostar também:
- Alce: características, dieta e habitat
- Pica-pau: características e alimentação
- Canguru: características e alimentação
- Tubarão-martelo: características e alimentação
- Tatu-bola: características e alimentação