O Alce pertence família Cervidae, sendo a maior espécie dessa família. Vivendo em lugares frios, sendo nativos da Europa, Ásia e na América do Norte. São bastante conhecidos por conta de seus chifres, que podem chegar a pesar 35 kg.
Características
Os alces machos possuem chifres grandes que podem pesar cerca de 35 kg, usando-os para defesa e para competições pela fêmea. Os alces conseguem chegar até 2 metros de altura em comprimento eles podem atingir até 3 metros. Os machos pesam em torno de 600 kg, enquanto as fêmeas pesam em torno de 400 kg, esse animal ao correr pode alcançar 56 km/h.
Esse animal possui um corpo robusto, tendo um pescoço grosso e curto, com uma cabeça grande e com um focinho longo, tendo pernas compridas e finas e cauda curta. Os alces têm uma aba de pele debaixo de seu pescoço, chamado de sino.
O alce é um animal bastante solitário, ele é o animal mais solitário do grupo dos cervídeos. Sua gestação pode demorar cerca de 230 dias, geralmente nascendo só um filhote, tendo 16 kg um filhote ao nascer.
Coloração
A pelagem do alce no verão é marrom-clara ou castanha, já no inverno sua pelagem é mais escura e grossa. Os alces juvenis possuem uma pelagem mais clara e macia do que os alces adultos. O alce possui uma pelagem grossa e densa para protegê-lo do frio e da umidade.
Habitat
São nativos da Europa, Ásia e da América do Norte, vivem em lugares frios, vivendo em florestas densas de coníferas, como pinheiros ou abetos, em terrenos rochosos e montanhosos com invernos rigorosos.
Alimentação
O alce consome 9 770 kcal por dia quando adulto, por ser um animal herbívoro, come vegetais como gramíneas, ervas, caules, entre outros tipos de vegetação.
Você pode gostar também:
- Quokka: características, dieta e habitat
- Axolote: características, dieta e habitat
- Poraquê: características, dieta e habitat
- Alce: características, dieta e habitat
- Pica-pau: características e alimentação