A ariranha pertence à família Mustelidae, ela é nativa da América do Sul, é considerada o maior carnívoro semiaquático da América do Sul. O nome científico da ariranha é (Pteronura brasiliensis).
Características
Os machos podem atingir 1,5 a 1,7, e as fêmeas, de 1 a 1,5 metros, sua cauda pode atingir até 70 centímetros, esse animal pode pesar até 30 kg, elas vivem em cerca de 20 anos, sendo em cativeiro ou na natureza.
O pelo da ariranha é bastante denso, portanto é muito difícil a água penetrar em sua pele. Ela possui uma cauda achatada auxiliando-a na sua natação, tem um corpo longo, tendo grandes olhos e orelhas pequenas e arredondadas e membrana interdigital.
Coloração
Sua pelagem é de cor marrom-escura ou preta em seu dorso, já em seu ventre ela possui uma coloração marrom-clara ou castanha, tendo também manchas ou listras mais claras nas laterais de seu corpo.
Comportamento
A ariranha é um animal diurno, elas criam tocas às margens dos rios, fazendo em raízes ou em árvores caídas, usando-as para descansar ou para darem à luz a seus filhotes. Vivem em grupos que vão de 2 a 16 indivíduos, esse animal é considerado monogâmico, ou seja, formam um casal que permanecem juntos pela vida toda.
Alimentação
A ariranha é um animal carnívoro, alimentando-se de carne, como peixes, pequenos mamíferos, répteis, aves, crustáceos e molúsculos, possuem ótima habilidade de natação, destacando-se como ótimos predadores.
Você pode gostar também:
- Quokka: características, dieta e habitat
- Axolote: características, dieta e habitat
- Poraquê: características, dieta e habitat
- Alce: características, dieta e habitat
- Pica-pau: características e alimentação