O Axolote é um animal anfíbio. Pertence à família Ambystomatidae, esse animal é nativo do México, sendo encontrado em lagos e canais do sistema de Xochimilco. Ele é bastante conhecido devido a sua habilidade de se regenerar, ele é capaz de regenerar membros e órgãos inteiros, até mesmo seu cérebro. Na família Ambystomatidae há 30 espécies diferentes.
Características
Os Axolotes possuem características do estado larval, essas características continuam até a fase adulta por conta da neotenia. Essa espécie possui brânquias em torno de sua cabeça e barbatanas alongadas por toda sua cauda, eles podem viver entre 10 a 15 anos, sendo na natureza ou em cativeiro. Conseguem atingir de 15 a 30 centímetros de comprimento, podendo pesar de 125 a 180 gramas.
Coloração
Axolotes selvagens tendem a ter uma coloração marrom ou cinza, tendo manchas mais escuras. Já os Axolotes em cativeiros tendem a ter uma coloração variada, como albino, leucístico e outras colorações, sua coloração vai depender do ambiente e da sua genética.
Regeneração
Esse animal possui uma ótima regeneração, sua regeneração é tão boa, que eles são capazes de regenerar partes complexas de seu corpo, como estruturas internas e externas, conseguindo regenerar até seu cérebro.
Habitat
Os Axolotes são nativos do México. Só são encontrados na natureza, nos lagos e canais do sistema de Xochimilco, sendo seu único habitat natural, perto à Cidade do México.
Alimentação
Os Axolotes, em sua fase adulta, alimentam-se de pequenos peixes e de zooplâncton. Se alimentando por meio da sucção, após nascerem seu principal alimento é o zooplâncton.
- Quokka: características, dieta e habitat
- Axolote: características, dieta e habitat
- Poraquê: características, dieta e habitat
- Alce: características, dieta e habitat
- Pica-pau: características e alimentação