O camaleão é um réptil que faz parte da família Chamaeleonidae, ele é nativo da África, mas pode encontrar outras espécies no sul da Europa e Oriente Médio. O camaleão é bastante conhecido devido a sua ótima camuflagem. Atualmente são reconhecidas 200 espécies de camaleões.
A maioria dos camaleões são de porte pequeno, pesando em média de 100 a 200 gramas, já camaleões maiores podem chegar a pesar até 1 kg. Já de comprimento os camaleões podem medir de 20 a 40 cm (com a cauda), enquanto de espécies maiores podem chegar a 60 ou 70 cm.
Ele possui olhos capazes de se moverem de forma independente, assim podendo observar dois lugares diferentes ao mesmo tempo. O camaleão tem uma língua comprida que pode ser lançada em frações de segundos para capturar sua presa.
Com um corpo adaptado para subir em árvores, o camaleão possui patas fortes e dedos com formato de pinça, tendo também uma cauda preênsil, ajudando ele a se segurar nos galhos. Os camaleões se movem de vagar, assim não chamam muita atenção e para melhorar a camuflagem.
O camaleão consegue mudar de cor devido às células que estão presentes em sua pele, existem duas células, uma se chama cromatóforos e a outra iridóforos, cada uma delas tem uma função. A célula cromatóforos possui pigmentos (como amarelo, marrom e vermelho), já a célula iridóforos reflete a luz e muda a maneira de como ela é espelhada, assim criando as cores verde e azul.
A mudança da cor dele ocorre também devido a seu estado físico e a suas emoções como excitação, estresse, calma ou alguma doença. O camaleão pode mudar sua pele para cores escuras, ajudando ele a absorver mais calor e também mudar para cores mais claras para expelir o calor.
Geralmente o camaleão é visto sozinho, procurando outros camaleões só na época do acasalamento. Eles se comunicam através da mudança de cor, principalmente entre os machos e durante o acasalamento. Os machos são bastante territoriais, mudando de cor e até inflam o corpo para intimidar o rival. Os camaleões são animais pacientes, ficam imóveis por longos períodos esperando suas presas e usam suas línguas compridas e pegajosas para capturá-los.
Em época de acasalamento o macho se aproxima da fêmea, ela pode ter duas reações, ela pode aceitar, assim ficando com cores mais neutras e se ela recusar, a fêmea vai ficar com cores mais intensas, em algumas ocasiões ela pode tentar afastá-lo.
A maioria dos camaleões é ovíparo, a fêmea coloca seus ovos em um buraco feito por ela e depois os enterra, levam alguns meses para os ovos eclodirem, vai depender da espécie ou da temperatura do ambiente.
A maioria dos camaleões vive na África e Madagascar, algumas no Sul da Europa, oriente médio e Ásia. Os camaleões preferem lugares com bastante folhagem densa, vivendo em florestas tropicais, savanas, florestas secas e regiões montanhosas, passando a maior parte em árvores e arbustos.
O camaleão é um animal insetívoro, comendo principalmente grilos, gafanhotos, baratas, moscas, larvas e besouros. Algumas espécies maiores podem comer lagartos pequenos, filhotes de pássaros e até frutas (pouca quantidade). Eles preferem se hidratar consumindo gotas de água das folhas.
O Quokka faz parte da família Macropodidae. Sendo pequenos marsupiais, são nativos da Austrália Ocidental.…
O Axolote é um animal anfíbio. Pertence à família Ambystomatidae, esse animal é nativo do…
O Poraquê, também conhecido como enguia-elétrica, pertence à família Gymnotidae. Ele é bastante conhecido por…
O Alce pertence família Cervidae, sendo a maior espécie dessa família. Vivendo em lugares frios,…
O Pica-pau faz parte da família Picidae. Eles são nativos da América do Sul e…
O canguru pertence à família Macropodidae. O canguru é um mamífero marsupial nativo da Austrália,…