O canguru faz parte da família Macropodidae, eles são mamíferos marsupiais, são nativos da Austrália, encontrado principalmente na região leste, o canguru é bem conhecido por serem ótimos saltadores e por terem um marsúpio, o qual é uma bolsa que fica em seu abdômen inferior onde ficam seus filhotes.
Características
Um canguru em sua fase adulta pode medir em média entre 1 a 1,5 metros de altura e 0,7 a 1,2 de comprimento, conseguindo pesar em média de 30 a 60 kg um adulto, vai depender muito do sexo e da espécie e podem alcançar até 70 km/h dependendo da espécie. Os cangurus possuem pernas traseiras grandes e fortes, tendo pés grandes adaptados para saltar, suas patas dianteiras são menores e tem uma cauda para manter o equilíbrio.
Os cangurus são animais noturnos e crepuscular, sendo mais ativos a noite e no início da manhã. O canguru possui um marsúpio, que é uma espécie de bolsa, onde ficam seus filhotes recém-nascido, lá dentro da bolsa de sua mãe, tem leite para alimentar eles. Os cangurus para se defenderem de seus predadores, usam seus fortes pés e pernas para chutarem seus predadores. São acostumados a viverem em grupos, assim tendo mais proteção.
Alimentação
Os cangurus são animais herbívoros, ou seja, alimentando-se de plantas, como frutas, sementes, gramíneas, raízes e outros alimentos.
Você pode gostar também:
- Alce: características, dieta e habitat
- Pica-pau: características e alimentação
- Canguru: características e alimentação
- Tubarão-martelo: características e alimentação
- Tatu-bola: características e alimentação