Selvagens

Dragão-de-komodo: características, habitat e dieta

O dragão-de-komodo pertence à família Varanidae, seu nome científico é Varanus komodoensis. Ele é nativo da Indonésia, vivendo em algumas ilhas como a ilha de Komodo, ilha de Rinca, ilha de Flores e Gili Motang. O dragão-de-komodo é conhecido por ser o maior réptil do mundo e pela sua mordida letal. Só a uma espécie de dragão-de-komodo.

Características

O dragão-de-komodo é um animal de porte grande ou gigantesco, podendo medir de 2 a 2,5 metros de comprimento, alguns indivíduos podem alcançar 3 metros. Em sua fase adulta o dragão-de-komodo pode pesar entre 70 a 90 kg, pode ocorrer de um indivíduo passar de 100 kg, geralmente os machos são mais pesados do que as fêmeas.

Ele possui um corpo grande e musculoso, com uma pele grossa, seca e com escamas, essas escamas são fortificadas com pequenos ossos (osteodermos), assim ficando mais difícil de penetrar sua pele. Esse animal tem uma cauda forte e longa, usada para equilíbrio, defesa e às vezes para derrubar sua presa. O dragão-de-komodo possui mandíbulas bastante fortes, com dentes serrilhados e afiados em sua boca, ajudando ele a rasgar a carne das presas.

A mordida do dragão-de-komodo não é tão forte como a dos outros predadores, mas para compensar a sua mordida, ele possui toxinas em sua saliva que faz com que a presa tenha hemorragia intensa, reduz a sua pressão arterial e causa choque. O dragão-de-komodo possui uma língua bifurcada, ajudando ele a “sentir” o ambiente e a procurar suas presas. Suas garras são longas e curvas, usadas para agarrar suas presas, cavar e para defesa.

Coloração

A coloração do dragão-de-komodo consiste em cores como marrom, marrom-acinzentado, marrom-oliva e cinza-escuro, essas cores auxiliam na camuflagem em ambientes secos e rochosos. Diferentes dos adultos, os jovens possuem cores mais vivas, com manchas e faixas em amarelo, preto e verde, ajudando a se camuflar entre os galhos e folhas, já que passam boa parte do tempo nelas.

Comportamento e Reprodução

O dragão-de-komodo é um animal solitário, geralmente vive e caça sozinho, são vistos com outros indivíduos só durante a alimentação ou em época reprodutiva. Esse animal é diurno, sendo mais ativo de dia, passando a maioria do tempo parado. Após uma caçada com sucesso, se haver muitos indivíduos na hora da alimentação, existe uma hierarquia entre eles que os indivíduos maiores comam primeiro. Se esses animais passarem muito tempo sem comer, eles podem cometer canibalismo, principalmente contra os filhotes.

Sua reprodução na maioria das vezes ocorre em maio ou agosto, uma fêmea pode por de 15 a 30 ovos, colocados em ninhos cavados ou em ninhos de aves abandonados, a incubação dos ovos dura em média de 7 a 8 meses. Em casos raros, a fêmea pode se reproduzir sozinha por partenogênese, sem ajuda do macho.

Habitat

Os ambientes que o dragão-de-komodo habita é em florestas tropicais secas, campos de arbustos, áreas costeiras, savanas abertas, encostas e colinas. Vivem em tocas cavadas no solo ou em fendas naturais.

Alimentação

O dragão-de-komodo é um animal carnívoro e necrófago, se alimentando de veados, javalis, cabras, macacos, búfalos, aves e carcaças.

Você também pode gostar

Admin

Compartilhar
Publicado por:
Admin

Posts Recentes

Quokka: características, dieta e habitat

O Quokka faz parte da família Macropodidae. Sendo pequenos marsupiais, são nativos da Austrália Ocidental.…

6 meses atrás

Axolote: características, dieta e habitat

O Axolote é um animal anfíbio. Pertence à família Ambystomatidae, esse animal é nativo do…

6 meses atrás

Poraquê: características, dieta e habitat

O Poraquê, também conhecido como enguia-elétrica, pertence à família Gymnotidae. Ele é bastante conhecido por…

6 meses atrás

Alce: características, dieta e habitat

O Alce pertence família Cervidae, sendo a maior espécie dessa família. Vivendo em lugares frios,…

10 meses atrás

Pica-pau: características e alimentação

O Pica-pau faz parte da família Picidae. Eles são nativos da América do Sul e…

10 meses atrás

Canguru: características e alimentação

O canguru pertence à família Macropodidae. O canguru é um mamífero marsupial nativo da Austrália,…

12 meses atrás