Gambá: características, alimentação e reprodução

Os gambás fazem parte da família Didelphidae. O gambá é nativo da América do Norte, Central e do Sul. Por ser um marsupial, sua principal característica é possuir um marsúpio, que é uma bolsa para que seus filhotes completem o seu desenvolvimento. O nome científico do gênero é Didelphis.

Características

Os gambás conseguem medir de 40 a 50 centímetros, já a sua cauda pode medir até 40 centímetros, seu peso médio é de 4 kg. Eles possuem unhas afiadas em suas patas anteriores, orelhas grandes, focinho alongado. Eles têm um corpo maciço e uma cauda preênsil, que utilizam para pegar objetos ou se equilibrar.

Comportamento

O gambá é um animal noturno, ele é terrestre ou arborícola. Ele dorme durante o dia, em folhas secas, buracos ou troncos de árvores.

Confusão com o gambá

As pessoas confundem o gambá com o cangambá, imaginando que o gambá solta um jato fedorento como mecanismo de defesa. Mas quem faz isso realmente é o cangambá.

Mecanismo de defesa

O mecanismo de defesa do gambá funciona assim: quando se sente ameaçado, abre a boca para mostrar seus dentes e emite sons para intimidar o predador.

Quando esse mecanismo de defesa não funciona, o gambá utiliza outra técnica conhecida como tanatose, que consiste no animal fingir-se de morto, ficando totalmente imóvel e diminuindo sua frequência cardíaca e respiratória.

Reprodução

Por serem marsupiais, eles possuem uma bolsa abdominal para que seus filhotes fiquem lá dentro e terminem o seu desenvolvimento. Por ter uma gestação muito curta de 13 dias, após nascer vão para o marsúpio atraídos pelo leite de sua mãe e lá eles terminam o seu desenvolvimento. Cada gestação pode variar de 10 a 15 filhotes.

Alimentação

Esse animal é onívoro, alimentando-se de carne, insetos, frutas e ovos. Sua dieta inclui alimentos de origem animal e vegetal.

Você pode gostar também:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.