O lagarto-de-chifres é bem conhecido por seu mecanismo de defesa, que consiste em lançar jatos de sangue pelos olhos para afastar os predadores. Seu nome científico é Phrynosoma hernandesi. Ele é nativo dos Estados Unidos e pode ser encontrado em diversos habitats.
Características
O lagarto-de-chifres possui uma aparência achatada e espinhosa. Para sua defesa, ele tem escamas curtas em seu corpo todo, ele também é chamado de “sapo-de-chifre” por ser bastante parecido com os anfíbios. O corpo achatado e a pele manchada ajudam na sua camuflagem na natureza.
Ele também consegue inflar-se até o dobro do tamanho, fazendo com que seus predadores tenham dificuldades em engoli-los. Ele também infla o corpo para intimidar predadores. O corpo cheio de espinhos afiados dificulta ainda mais o ataque dos predadores. Os chifres e espinhos também dificultam que o predador consiga mordê-los.
Mecanismo de defesa
O lagarto-de-chifres, em sua fase adulta, consegue lançar até um terço da sua reserva sanguínea, por conta do seu mecanismo de defesa. A capacidade do lagarto-de-chifres de projetar sangue de seus olhos é uma de suas características mais notáveis.
Seu mecanismo de defesa: o fluxo de sangue que passa pela sua cabeça é restringido, devido a isso causa uma pressão sanguínea, resultando em vários rompimentos de veias pequenas em volta de sua cabeça. Para ajudar em sua defesa, os hormônios do lagarto têm um gosto desagradável. Ele usa esse mecanismo de defesa quando há coiotes, raposas ou cães que tentam caçá-lo.
Alimentação
A sua alimentação é composta principalmente por formigas. Ele também se alimenta de outros insetos e, ocasionalmente, de outros répteis menores, usando sua camuflagem para capturá-los.
Você pode gostar também:
- Quokka: características, dieta e habitat
- Axolote: características, dieta e habitat
- Poraquê: características, dieta e habitat
- Alce: características, dieta e habitat
- Pica-pau: características e alimentação