O Lagarto-de-chifres é bem conhecido por conta do seu mecanismo de defesa, seu mecanismo de defesa consiste em lançar jatos de sangue de seus olhos nos seus predadores para afastá-los, nome científico: Phrynosoma hernandesi, o Lagarto-de-chifres é nativo dos Estados Unidos encontrando-o em diversos habitats.
Características
O Lagarto-de-chifres é um réptil com uma aparência espinhosa e achatada, para sua defesa ele tem escamas curtas em seu corpo todo, ele também é chamado de “sapo-de-chifre” por ser bastante parecido com anfíbios. Por ter um corpo achatado e uma pele manchada o ajuda muito bem na sua camuflagem na natureza.
Eles também conseguem inflar-se até duas vezes maior que seu tamanho, fazendo com que seus predadores tenham dificuldades em os engolir e por ter um corpo cheio de espinhos afiados dificulta ainda mais. Eles inflam também para intimidar seus predadores, por ter chifres e espinhos afiados dificulta o predador a mordê-los.
O Lagarto-de-chifres em sua fase adulta consegue lançar até um terço da sua reserva sanguínea. O processo para lançar seu jato de sangue em seus predadores funciona assim: o Lagarto-de-chifres restringe o fluxo de sangue da sua cabeça, assim causando uma pressão sanguínea, fazendo com que ao redor do seu olho vários pequenos vasos sanguíneos se rompam. Para ajudar em sua defesa, o seu sangue se mistura com substâncias tóxicas. Ele ussa esse mecanismo de defesa quando a coiotes, raposas ou cães querendo os caçar.
Alimentação
A sua principal alimentação são as formigas, também se alimentando de outros insetos e ocasionalmente de outros répteis menores, usando sua camuflagem para capturá-los.
Você pode gostar também:
- Alce: características, dieta e habitat
- Pica-pau: características e alimentação
- Canguru: características e alimentação
- Tubarão-martelo: características e alimentação
- Tatu-bola: características e alimentação