O Pica-pau pertence à família Picidae, eles são nativos da América do Sul e do norte da Argentina, vivem em bosques aonde eles fazem seus ninhos, ele é bastante conhecido por bicar troncos de árvores e por ter uma crista vermelha, o Pica-pau tem aproximadamente 240 espécies tendo 35 gêneros.
Características
Os Pica-paus tem em média um comprimento de 15 a 30 cm, tendo de 20 a 100 gramas de peso e a envergadura de suas asas são de 20 a 40 cm. O Pica-pau possui dois dedos virados para frente e dois dedos virados para trás, tendo também unhas curvas e fortes, ajudando-o a agarrar em árvores. Ele possui um bico forte, por ele bicar troncos de árvores e por elas serem duras, ele tem articulação entre seu maxilar superior e ao seu crânio, permitindo com que o músculo do local absorva uma parte do impacto.
A incubação de seus ovos duram 15 dias, ao nascerem os filhotes abandonam seus ninhos, por não saberem voar ainda eles geralmente ficam em galhos por alguns dias.
Coloração
Em média os Pica-paus possuem em sua cabeça e pescoço cores pretas ou vermelhas, com faixas brancas ou amarelas acima de seus olhos, tendo em seu dorso cor preta ou marrom, possuindo listras ou manchas brancas ou amarelas e em seu ventre com cor branca ou amarela, com manchas ou listras.
Alimentação
O Pica-pau possui um bico bastante forte para poder procurar alimento em troncos de árvores, alimentando-se de larvas, insetos, frutas, sementes e néctar.
Você pode gostar também:
- Alce: características, dieta e habitat
- Pica-pau: características e alimentação
- Canguru: características e alimentação
- Tubarão-martelo: características e alimentação
- Tatu-bola: características e alimentação