Os pinguins são nativos da Antártica, são encontrados também em outros lugares do planeta. São aves marinhas que não conseguem voar. Possuem uma camada grossa de gordura para se protegerem do frio e penas densas em seu corpo. Existem cerca de 18 espécies de pinguins, pertencem à família Spheniscidae.
Características
Os pinguins são aves, mas não conseguem voar. No entanto, são muito ágeis e velozes na água, dependendo da espécie pode atingir até 40 km/h. Podem atingir essa velocidade devido às suas asas, eles a usam como nadadeiras. Eles possuem penas curtas, rígidas, com formato de lança e separado de filamentos felpudos cada pena, fornecendo isolamento térmico. O pinguim possui ossos ocos, que ajudam as aves a voarem melhor, mas se torna inútil, pois o pinguim não voa.
Por terem pernas curtas, os pinguins têm dificuldades para andar em terra firme, devido a suas pernas, que dificultam que se movem rápidos. Eles deslizam de barriga na neve e usando suas asas para dar impulso, assim se locomovem mais rápido.
O tamanho e peso vão variar muito dependendo de que espécie, o pinguim-imperador pode chegar a 1,22 metros de altura e podendo pesar até 37 kg. O dorso dos pinguins é preto e o ventre é branco. Essas cores os auxiliam em suas camuflagens na água, a cor preta em seu dorso, ajuda para se camuflar na água escura, já a cor branca em seu ventre ajuda a confundir com a luz do sol que reflete na água. Os pinguins vivem em colônias com centenas de indivíduos, ajudando melhor na proteção de seus ninhos contra os predadores.
Alimentação
Os pinguins são animais carnívoros, ou seja, consomem carne de polvos, lulas, peixes, krill e crustáceos. Sua dieta vai depender do ambiente marinho em que estiver, eles podem mergulhar até 200 metros de profundidade para procurar alimento.
Você pode gostar também:
- Quokka: características, dieta e habitat
- Axolote: características, dieta e habitat
- Poraquê: características, dieta e habitat
- Alce: características, dieta e habitat
- Pica-pau: características e alimentação