As piranhas fazem parte da família Serrasalmidae, são nativas da América do Sul, tendo dentes super afiados, para triturar suas presas em segundos, são bastante conhecidas por serem ágeis e agressivas, podendo destruir um pedaço de carne em segundos. Ela faz parte de cinco gêneros da subfamília Serrasalmidae, seu nome científico é (Pygocentrus nattereri).
Características
As piranhas possuem uma habilidade, elas conseguem perceber uma gota de sangue em 200 litros de água e também podendo perceber vibrações na água de suas presas feridas. Elas possuem a mordida mais forte nos Osteichthyes. As piranhas pesam em média cerca de 250 gramas, conseguem ter um comprimento de 25 centímetros. Elas vivem em torno de 8 a 20 anos, vai depender da espécie ou da condição de vida.
São acostumadas a nadarem em grupos para atacarem suas presas, elas são capasses de devorar suas presas inteira, tipo uma vaca, elas conseguem devorar presas inteiras por estarem em abundância, por terem dentes muito afiados e não mastigam a carne. Elas caçam através de emboscadas ou por meio de perseguições.
Possuem um corpo em forma de disco e achatado, sua cabeça também é achatada, tem uma boca rasgada e semi aberta deixando seus dentes a mostras, aguçados e laminares, que os ajuda a dilacerar. A maioria delas vivem em cardumes, habitando em rios como na Amazônia, Argentina, Peru etc.
Alimentação
Por ser um animal carnívoro, alimentam-se de carne como mamíferos, ariranha, répteis, moluscos e crustáceos, sendo capazes de devorar uma presa inteira em segundos.
Você pode gostar também:
- Alce: características, dieta e habitat
- Pica-pau: características e alimentação
- Canguru: características e alimentação
- Tubarão-martelo: características e alimentação
- Tatu-bola: características e alimentação