Piranha: características e alimentação

As piranhas fazem parte da família Serrasalmidae e são nativas da América do Sul. Possuem dentes extremamente afiados, capazes de triturar suas presas em segundos. São bastante conhecidas por serem ágeis e agressivas. Elas pertencem a cinco gêneros dentro da subfamília Serrasalmidae. O nome científico da piranha-vermelha é (Pygocentrus nattereri).

Características

Seu corpo tem um formato parecido com um disco, com corpo e cabeça achatados, seus dentes ficam à mostra devido a sua boca larga e semiaberta, seus dentes são aguçados e laminares, o que facilita a dilacerar suas presas. A maioria delas vive em cardumes, habitando em rios como na Amazônia, Argentina, Peru, etc.

Elas conseguem perceber uma gota de sangue em 200 litros de água e conseguindo sentir vibrações na água de presas feridas. Elas possuem uma das mordidas mais fortes dos (Osteichthyes). Esse animal pesa, em média, 250 gramas e pode atingir até 25 centímetros de comprimento. Elas vivem em torno de 8 a 20 anos, dependendo da espécie e das condições de vida.

Comportamento

São acostumadas a nadar em grupos para atacar suas presas, elas são capazes de devorar suas presas inteiras como, por exemplo, grandes mamíferos, elas conseguem devorar presas inteiras por estarem em abundância, por terem dentes muito afiados e não mastigam a carne. Elas caçam por meio de emboscadas ou perseguições.

Alimentação

Por serem animais carnívoros, alimentam-se de carne como mamíferos, ariranha, répteis, moluscos e crustáceos, sendo capazes de devorar uma presa inteira em segundos.

Você pode gostar também:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.