O Poraquê, também conhecido como enguia-elétrica, pertence à família Gymnotidae, ele é bastante conhecido por conseguir produzir descargas elétricas elevadas, podendo até matar um cavalo, podendo chegar até 1.500 volts, sendo nativo da América do Sul, encontram-se mais na região da bacia amazônica.
O Poraquê por, mas que seja um peixe, ele não possui escamas, também não possui nadadeiras dorsais, ventrais e nem caudais, só tendo uma nadadeira anal longa e peitorais pequenos, tendo um corpo alongado e cilíndrico, possuindo uma cabeça achatada com dentes afiados em sua boca, o Poraquê pode alcançar até 2 metros de comprimento. O Poraquê é bastante conhecido por conta de suas descargas elétricas elevadas, podendo atingir até 1.500 volts, por conta de suas células musculares especiais, são chamadas de eletrócitos, são concentradas na cauda do Poraquê, sendo 90% do corpo do Poraquê.
Um Poraquê adulto pode ter até 2.000 ou 10.000 mioeletroplacas, são ativadas quando o Poraquê vai capturar sua presa ou ativadas para defender-se de um predador, o Poraquê é um animal incrível, pois a parte da frente de seu corpo possui carga positiva, já a parte de sua cauda possui carga negativa, a descarga elétrica que o Poraquê solta, não o afeta, boa parte dessa energia é direcionado no ambiente.
O Poraquê tem uma coloração bastante escura, em sua parte ventral possuindo uma coloração amarelada ou avermelhada, auxiliando-o em sua camuflagem para conseguir pegar suas presas e também contra predadores.
O Poraquê vive em rios e lagos, com fundos lodosos e águas calmas, sendo nativo da região amazônica, na América do Sul.
Esses animais se reproduzem em estações secas, as fêmeas depositam os ovos, em seus ninhos feitos de salivas, bastante escondidos, os ninhos são criados pelos machos, protegendo-os vigorosamente.
O Poraquê é um animal carnívoro alimentando-se de peixes, invertebrados aquáticos e terrestres, mamíferos e insetos, em casos raros, os poraquês podem capturar pequenos mamíferos.
O Quokka faz parte da família Macropodidae, sendo pequenos marsupiais, são nativos da Austrália Ocidental,…
O Axolote é um animal anfíbio, pertence à família Ambystomatidae, esse animal é nativo do…
O Alce pertence família Cervidae, sendo a maior espécie dessa família, vivendo em lugares frios,…
O Pica-pau pertence à família Picidae, eles são nativos da América do Sul e do…
O canguru faz parte da família Macropodidae, eles são mamíferos marsupiais, são nativos da Austrália,…
O tubarão-martelo faz parte da família Sphyrnidae, ele é encontrado no mundo inteiro, nos mares…