O Quokka faz parte da família Macropodidae, sendo pequenos marsupiais, são nativos da Austrália Ocidental, encontrados principalmente nas ilhas Rottnest e Bald, o Quokka é conhecido como o animal mais feliz do mundo, por conta de sua expressão facial sorridente.
Características
Os Quokkas podem medir em média entre 40 a 53 centímetros de comprimento, chegando apesar entre 2,5 a 5 quilos, os Quokkas podem viver em torno de 10 anos. Eles possuem orelhas arredondas e curtas, tendo uma cauda curta, diferente de todas as outras caudas dos macrópodes, o Quokka tem dois dentes incisivos em suas mandíbulas.
Os Quokkas podem chegar em até 32 km/h, eles saltam ao correrem, iguais aos outros macrópodes, a maioria dos Quokkas são noturnos, sendo mais ativos a noite, durante o dia eles descansam e se esconde. Igual a todo macrópode, eles possuem marsúpio, é tipo de uma bolsa, onde ficam seus filotes recém-nacidos.
Habitat
Os Quokkas são nativos da Austrália Ocidental, sendo mais específico nas ilhas Rottnest e Bald, eles vivem em florestas de eucalipto, pântanos e matagais costeiros, em lugares onde a vegetação é densa e onde ficam áreas úmidas.
Reprodução
Os Quokkas tem cerca de 27 dias de gestação, após nascerem os filhotes vão direto para o marsúpio ou bolsa de suas mães, ficando lá em torno de 6 messes, onde a glândulas mamárias, alimentando-se por meio de sucção para obter alimento. Ao longo de suas vidas as fêmeas reproduzem 17 filhotes, dando luz para um filhote por ano.
Comportamento
Os Quokkas são bastantes sociais vivendo em grupos de até 100 indivíduos, diferentes de outros mamíferos, os Quokkas não formam hierarquias sociais, tendo comportamentos cooperativos, para defesa em grupo e para buscar alimento.
Dieta
Os Quokkas são animais herbívoros, ou seja, alimentando-se de plantas, como uma variedade de arbusto e gramíneas.
Você pode gostar também:
- Quokka: características, dieta e habitat
- Axolote: características, dieta e habitat
- Poraquê: características, dieta e habitat
- Alce: características, dieta e habitat
- Pica-pau: características e alimentação