Rinocerontes: características, alimentação e espécies

Os rinocerontes são herbívoros e fazem parte do grupo dos mamíferos, esse animal vive na áfrica, o rinoceronte é bem conhecido por ter um chifre grande e uma pele grossa que serve como uma armadura. O rinoceronte tem 5 espécies: rinoceronte-branco (Ceratotherium simum), rinoceronte-negro (Diceros bicornis), rinoceronte-indiano (Rhinoceros unicornis), rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis) e rinoceronte-de-java (Rhinoceros sondaicus).

Características

Os rinocerontes são animais de grande porte com uma pele grossa, pernas curtas e seu corpo é largo, a principal característica do rinoceronte é seu chifre, a maioria das espécies apresenta dois chifres, sendo só o rinoceronte-indiano que tem apenas um único chifre já as outras espécies que apresentam dois chifres os chifres são desiguais.

As orelhas deles são curtas e seus olhos pequenos, o tom da pele deles varia conforme a espécie, tendo rinocerontes de cor marrom-escuro, cinza e amarelo-marrom. Esse animal é herbívoro, consumindo apenas vegetais.

Os rinocerontes são capazes de alcançar 45 km/h correndo, eles são mais ativos na manhã e durante a noite. A gestação de um único filhote pode demorar de 420 dias a 570 dias, esses animais vivem cerca de 50 anos, a maturidade sexual nos machos leva cerca de 7 a 10 anos, já nas fêmeas leva cerca de 4 a 5 anos.

Ameaça

O rinoceronte-de-sumatra está criticamente ameaçado de extinção, com menos de 80 indivíduos, devido principalmente à caça ilegal para extração de seus chifres, utilizados em ornamentação e medicina tradicional. Também devido à falta de habitat, doenças e mudanças climáticas.

Você pode gostar também:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.