O tamanduá-bandeira é um mamífero que faz parte da família Myrmecophagidae, seu nome científico é Myrmecophaga tridactyla. Esse animal é encontrado nas Américas, habitando em todos os biomas do Brasil. O tamanduá-bandeira, como o nome indica, é conhecido por conta da sua cauda que se parece com uma bandeira. Existem quatro espécies de tamanduás, três delas se encontram no Brasil.
Características
O tamanduá-bandeira possui um focinho longo e estreito, com uma língua comprida, ajudando-o a capturar cupins e formigas. Esse animal pesa em média de 30 a 40 kg e pode medir até 2 metros de comprimento. Eles possuem garras fortes e resistentes em seus dedos, com braços musculosos e fortes, o que facilita a obtenção de alimento.
Pelagem
A pelagem do tamanduá-bandeira é comprida e densa, principalmente na parte da sua dorsal e na cauda, protegendo-o de picadas de formigas e de cupins. Sua coloração apresenta tons preto, branco, cinza e marrom, assim, ajudando-o em sua camuflagem no bioma. Ele tem uma faixa preta com bordas brancas que vão de seu ombro até os flancos.
Comportamento e reprodução
É um animal solitário, sendo avistado com outros indivíduos só na reprodução ou quando está com seus filhotes. A fêmea costuma parir um único filhote, cada gestação dura aproximadamente cerca de 183 a 190 dias, e o filhote nasce com cerca de 1 kg. O filhote recém-nascido fica 6 meses no dorso de sua mãe.
Alimentação
O tamanduá-bandeira é insetívoro, alimentando-se principalmente de formigas e cupins. Ele usa sua língua comprida e pegajosa para capturar os insetos de suas colônias.
Você também pode gostar:
- Quokka: características, dieta e habitat
- Axolote: características, dieta e habitat
- Poraquê: características, dieta e habitat
- Alce: características, dieta e habitat
- Pica-pau: características e alimentação