Tatu-bola: características e alimentação

O tatu-bola pertence a família Dasypodidae. O tatu-bola é nativo do Brasil, encontrado principalmente na Caatinga e às vezes no Cerrado. Ele é conhecido devido a sua carapaça, que o ajuda a se proteger de seus predadores. Existem duas espécies desse animal: tatu-bola (Tolypeutes matacus) e o tatu-bola-da-caatinga (Tolypeutes tricinctus).

Características

O tatu-bola é bastante conhecido devido à sua carapaça. Quando ele se sente ameaçado, ele se enrola dentro da carapaça para se proteger, ficando em um formato de bola. Ele consegue atingir até 50 cm e pesar até 1,2 kg. A cor predominante do tatu-bola é a cor marrom-claro, possuindo manchas escuras em seu corpo, tendo faixas claras entre suas manchas escuras e a sua cauda tem uma cor mais escura do que o resto do seu corpo.

Ele é noturno, sendo mais ativo à noite, quando sai em busca de alimento. As fêmeas são vistas com mais de um macho, no período de acasalamento, geralmente elas dão à luz a dois filhotes por ninhada. Eles não fazem seus próprios buracos, preferem tocas abandonadas de outros animais.

Alimentação

Os tatus-bolas são animais onívoros, ou seja, alimentam-se de insetos e vegetais, consumindo raízes e cascas enquanto comem seu alimento principal, que são cupins e formigas.

Você pode gostar também:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.