O tatu-bola pertence a família Dasypodidae. O tatu-bola é nativo do Brasil, encontrado principalmente na Caatinga e às vezes no Cerrado. Ele é conhecido devido a sua carapaça, que o ajuda a se proteger de seus predadores. Existem duas espécies desse animal: tatu-bola (Tolypeutes matacus) e o tatu-bola-da-caatinga (Tolypeutes tricinctus).
O tatu-bola é bastante conhecido devido à sua carapaça. Quando ele se sente ameaçado, ele se enrola dentro da carapaça para se proteger, ficando em um formato de bola. Ele consegue atingir até 50 cm e pesar até 1,2 kg. A cor predominante do tatu-bola é a cor marrom-claro, possuindo manchas escuras em seu corpo, tendo faixas claras entre suas manchas escuras e a sua cauda tem uma cor mais escura do que o resto do seu corpo.
Ele é noturno, sendo mais ativo à noite, quando sai em busca de alimento. As fêmeas são vistas com mais de um macho, no período de acasalamento, geralmente elas dão à luz a dois filhotes por ninhada. Eles não fazem seus próprios buracos, preferem tocas abandonadas de outros animais.
Os tatus-bolas são animais onívoros, ou seja, alimentam-se de insetos e vegetais, consumindo raízes e cascas enquanto comem seu alimento principal, que são cupins e formigas.
O Quokka faz parte da família Macropodidae. Sendo pequenos marsupiais, são nativos da Austrália Ocidental.…
O Axolote é um animal anfíbio. Pertence à família Ambystomatidae, esse animal é nativo do…
O Poraquê, também conhecido como enguia-elétrica, pertence à família Gymnotidae. Ele é bastante conhecido por…
O Alce pertence família Cervidae, sendo a maior espécie dessa família. Vivendo em lugares frios,…
O Pica-pau faz parte da família Picidae. Eles são nativos da América do Sul e…
O canguru pertence à família Macropodidae. O canguru é um mamífero marsupial nativo da Austrália,…