O tubarão-martelo faz parte da família Sphyrnidae, ele é encontrado no mundo inteiro, nos mares tropicais e temperados, ele é bastante conhecido por conta de sua cabeça que se parece com um martelo, o ajudando a ter um campo de visão de 360 graus, e essas são algumas das espécies do tubarão-martelo: Sphyrna lewini, Sphyrna mokarran, Sphyrna zygaena, Sphyrna couardi, Sphyrna corona, Sphyrna media, Sphyrna tiburo, Sphyrna tudes e Sphyrna Mesozygaena.
Características
O tubarão-martelo pode medir em média cerca de um metro e quinhentos centímetros, podendo pesar em média cerca de 9 a 360 kg. O tubarão-martelo possui uma cabeça achatada, com uma extensão na lateral de sua cabeça aonde ficam os seus olhos e suas narinas, podendo enxergar 360 graus, tendo dentes pequenos e afiados em sua boca, por ter uma cabeça achata e longa nos lados, o ajuda a ter estabilidade quando forem nadar.
Possuem uma coloração marrom-acinzentado ou verde-oliva, a cor de seu ventre é mais clara do resto de seu corpo. Eles possuem sensores eletromagnéticos que é chamado de ampolas de Lorenzini, que os ajudas a achar suas presas e podendo detectar uma gota de sangue em quase um quilômetro. Eles andam em grupos que podem atingir 100 indivíduos durante o dia, já a noite eles caçam sozinhos.
O tubarão-martelo é um animal vivíparos, ou seja, seus filhotes ao nascerem, já se tornam independentes. Sua reprodução acontece uma vez por ano, cada cria da luz de 20 a 40 filhotes, cada gestação dura cerca de 10 a 12 meses.
Alimentação
O tubarão-martelo é um animal carnívoro, ou seja, alimentando-se de carne, como araiás, peixes, cefalópodes e outros tubarões.
Você pode gostar também:
- Alce: características, dieta e habitat
- Pica-pau: características e alimentação
- Canguru: características e alimentação
- Tubarão-martelo: características e alimentação
- Tatu-bola: características e alimentação