Zebra: características e alimentação

A zebra é um mamífero herbívoro que faz parte da família Equidae, a qual é a mesma família dos cavalos, ela se encontra na áfrica, bem conhecida devido à sua pelagem com o corpo inteiro branco e com listras pretas, a zebra tem 3 espécies que são zebras-das-planícies, zebras-de-grevy, zebras-das-montanhas.

Características

As zebras por serem da mesma família dos cavalos elas apresentam um corpo bastante parecido com os deles, possuindo casco, uma cabeça grande e longa, olhos voltados para os lados, crinas, tufos de cabelo na ponta da cauda e a principal característica são suas listras pretas em seu corpo.

Suas listras são pretas e brancas, o que faz a gente diferenciar de uma espécie para outra são as espessuras das suas listras, a zebras-das-planícies tem suas listras mais largas, já nas outras duas espécies as listras não vão até a barriga e as listras são mais unidas.

As expectativas de vida desse animal são cerca de 40 anos em cativeiro, já na natureza suas expectativas caiem para 20 anos de vida devido a predadores e outros fatores. As zebras vivem em bando na natureza, os grupos geralmente incluem um macho, algumas fêmeas e seus filhotes. As zebras têm uma capacidade grande de comunicação que são os jeitos que elas posicionam suas orelhas, o jeito que abrem a boca e posicionam suas cabeças e suas caudas.

Listras

Uma hipótese por sua pelagem ser listrada com a cor preto e branco é para proteção contra insetos, moscas são vistas evitando pousar em suas pelagens listradas, já outra hipótese é que elas usem suas listras para se camuflar, assim ao se juntarem poderiam confundir seus predadores.

Dieta

Esses animais são herbívoros alimentando-se principalmente de gramíneas, podendo também se alimentar de plantas herbáceas e folhas ou galhos.

Você pode gostar também:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.