(Panthera leo) mais conhecido como Leão, um dos grandes felinos da família Felidae conhecido também como o “Rei da Selva” devido à sua posição no topo da cadeia alimentar.
Habitat e Distribuição
- Habitat: Os principais habitats dos leões são em savanas e pastagens. São mais comuns na África Subsaariana, mas existe uma pequena população de leões que existem na Floresta Gir, na Índia.
- Distribuição: Os leões eram originalmente encontrados em toda a África, no sul da Europa e partes da Ásia. Hoje, devido à caça e à perda de habitat, sua distribuição é muito mais limitada.
Características Físicas
- Aparência: Os leões são conhecidos por suas jubas majestosas, os quais são mais proeminentes nos machos e variam de cor, desde o loiro até o negro. As fêmeas não possuem jubas.
- Tamanho: Os machos pesam entre 150–250 kg, enquanto as fêmeas pesam entre 120–182 kg, os machos também são maiores do que as fêmeas.
- Longevidade: Na natureza, os leões vivem de 10 a 14 anos, enquanto em cativeiro podem viver até 20 anos.
Comportamento e Sociedade
- Organização Social: Eles são animais sociais e vivem em grupos chamados de “prides” (bandos ou alcateias), que nesses grupos consistem em várias fêmeas, no grupo também tem seus filhotes e um ou poucos machos dominantes.
- Caça: As fêmeas são as principais predadoras do grupo. Elas caçam em grupos coordenados para capturar presas grandes, como zebras e gnus. Os machos protegem geralmente o território e o bando.
- Comunicação: Os leões se comunicam por uma variedade de sons, incluindo rugidos, que podem ser ouvidos até 8 km de distância. Rugir ajuda a definir território e afastar intrusos.
Curiosidades
- Símbolos: Os leões mostram o símbolo da coragem, nobreza e poder em várias culturas ao redor do mundo.
- Caçadores Noturnos: Embora cacem a qualquer hora, esses predadores preferem caçar à noite, eles preferem caçar a noite porque é mais fácil se aproximar de suas presas.
Você também pode gostar: